CLÍNICA
Holodontia e a nossa área de atuação

A Odontologia Sistêmica não só oferece benefícios para saúde bucal mas para toda saúde do corpo humano. Confira:
A Boca
Na boca, é possível corrigir a posição e a função da língua, a abertura das vias respiratórias, posição de lábios e bochechas, equilibrar a carga mastigatória e articular, fonação, deglutição e respiração, bem como distúrbios da ATM (Articulação Temporomandibular).
A Sistêmica permite o tratamento através da boca para vários aspectos do corpo humano. Os efeitos podem ser benéficos para órgãos, articulações, ossos, sistema nervoso e sistema digestório.
Crescimento e desenvolvimento
A absorção de fatores nutricionais das células na ingestão dos alimentos pode adquirir muito mais qualidade com o tratamento da Sistêmica e, por consequência, garantir uma melhora na qualidade do crescimento e desenvolvimento do organismo. Isto se deve à posição irregular dos dentes, que em alguns casos, pode comprimir a língua e diminuir o tamanho natural das glândulas salivares.
Respiração
Ronco, apneia, bronquite e dificuldades para respirar podem chegar até a serem eliminadas com o tratamento da Sistêmica, visto que o espaçamento das vias aéreas pode aumentar consideravelmente e permitir a maior absorção de oxigênio no pulmão.
Saúde Mental
A carga genética dos pais e as características do meio como maus hábitos, fatores físicos, psíquicos e outras interferências influenciam na formação da nossa arcada dentária. A correção deles através da Sistêmica traz o melhoramento da estética, função da boca e saúde mental, já que a boca tem uma conexão próxima ao cérebro. O tratamento pode reduzir o nível de estresse e ser um grande aliado a tratamentos psicológicos e psiquiátricos.
Coluna
Quando a mandíbula se encontra fora da posição correta, pode ocorrer alteração na posição do crânio e sua relação com a coluna cervical. Isso pode provocar dores na face, dores de cabeça e dores irradiadas na coluna, principalmente na região cervical.
Estética
A proporção correta da face é examinada e a posição dos dentes pode aumentar ou diminuir o espaço entre nariz e o queixo e, com isso, afetar bastante a estética do rosto. Por esse motivo, a saúde faz parte, mas a estética também é base do estudo de caso.
Analisa a relação da boca com organismo e trata a harmonia entre saúde e estética dos dentes e suas repercussões.
A boca – os dentes, a língua, as gengivas, os maxilares – relacionam-se com os outros órgãos. O corpo é um todo integrado como um sistema, do qual a boca faz parte, o funcionamento de seus órgãos está interligado. Se uma parte não está bem, todo o restante sofre consequências. A base do trabalho é a recuperação da arquitetura da cavidade bucal. Por meio da correção da posição dos dentes e da recuperação do espaço funcional da boca, é um conjunto de técnicas e princípios utilizando os recursos científicos das especialidades da Odontologia.